Alimentos ricos em fibras pode combater diabetes tipo 1

Os cientistas levantaram a esperança para a prevenção do diabetes de início precoce em crianças depois que uma dieta rica em fibras foi encontrada para proteger os animais da doença.

Mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pelo diabetes tipo 1, que toma conta quando o sistema imunológico liga o corpo e destrói as células pancreáticas que produzem o hormônio insulina.

Não está claro o que causa o mau funcionamento do sistema imunológico, mas os pacientes geralmente são diagnosticados com diabetes tipo 1 antes dos 14 anos e devem ter injeções diárias de insulina para controlar seus níveis de açúcar no sangue.

Trabalhando com a agência nacional de ciência da Austrália, CSIRO, pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne, criaram uma dieta rica em fibras que é quebrada no intestino delgado em moléculas conhecidas como ácidos graxos de cadeia curta.

A equipe, liderada pelo imunologista Charles Mackay, acredita que os ácidos graxos de cadeia curta chamados butirato e acetato amortecem o sistema imunológico e têm o potencial de tratar uma série de distúrbios da asma à síndrome do intestino irritável.

Os cientistas monitoraram a saúde de camundongos criados para desenvolver o equivalente em roedores à diabetes tipo 1. Em uma dieta normal, mais de 70% dos animais desenvolveram a doença após 30 semanas. Mas outro grupo que recebeu a dieta rica em fibras foi quase totalmente protegido da condição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *